Expansão Marítima e o Brasil

15/05/2013 20:47

Expansão Marítima e Descobrimento do Brasil

 

 

1. Introdução

 

A expansão marítima do século XV foi conseqüência da busca de novos mercados consumidores para o artesanato e as manufaturas européias. Além disso, a Europa precisava de gêneros alimentícios e matérias-primas. O pioneirismo português se deu em virtude de sua posição geográfica privilegiada, paz interna, desenvolvimento tecnológico (Escola de Sagres), contato com os islâmicos e a consolidação da aliança entre o rei e a burguesia. Após os portugueses conquistarem Ceuta (1415), prosseguiram sua expansão contornando a África e chegando às Índias. As primeiras esquadras chegaram intencionalmente ao Brasil em 1500.

 

2. Causas da Expansão Marítima

 

Após a amenização dos efeitos da grande depressão do século XIV, os países europeus começaram a sentir a necessidade de expansão dos seus negócios além mar.

O lucrativo comércio de especiarias (cravo, canela, pimenta, noz-moscada, gengibre ) e  artigos de luxo (porcelanas, artigos de seda, marfim, perfumes) era monopolizado pelas cidades de Gênova e Veneza. Além disso, a tomada de Constantinopla pelos turcos (1453) fez com que o comércio com a Europa fosse prejudicado. Sendo assim, a burguesia européia sentiu a necessidade de buscar um novo caminho para as Índias.

A falta de metais preciosos, que eram desviados para o Oriente; o interesse das Monarquias nacionais; a busca de propagação da fé cristã; o progresso tecnológico com o uso da bússola, do astrolábio e do quadrante; a invenção da caravela pelos portugueses; o aperfeiçoamento dos mapas geográficos e a aceitação de que a terra era redonda fizeram com que a expansão marítima se efetivasse.

 

 

3. Etapas da Expansão Portuguesa

 

O marco inicial se deu com a conquista de Ceuta, cidade do norte da África, em 1415. Ao regressar a Portugal, D. Henrique, filho de D. João I, organizou no sul do país, na vila de Sagres, um centro de pesquisas e navegação.

Navegando pela costa do continente africano, os portugueses estabeleciam feitorias pelo litoral, através das quais obtinham ouro, sal, marfim, pimenta e escravos para serem comercializados na Europa.

Após quase um século, os portugueses, comandados por Vasco da Gama, chegaram ao Oriente e, em 1500, chegaram intencionalmente ao Brasil.


 

 

4. Principais Etapas da Expansão Portuguesa

 

1415 – Conquista da cidade de Ceuta.

1419 – Ilha de Madeira.

1431 – Reconhecimento do arquipélago dos Açores.

1434 – Gil Eanes ultrapassa o cabo Bojador.

1443 – Nuno Tristão chega à ilha de Arguim.

1445 – Nuno Tristão atinge a Senegâmbia e Dinis Dias ultrapassa a foz do Senegal.

1482 – Diogo Cão descobre o Zaire.

1488 – Bartolomeu Dias atinge o cabo das Tormentas, que terá o seu nome modificado para cabo da Boa Esperança, por D. João.

1498 – Vasco da Gama , comandando uma frota de quatro navios, atinge a cidade de Calicute, nas Índias.

5. Cabral Chega ao Brasil

 

Enquanto Portugal realizava o périplo africano, a Espanha se envolvia na guerra de Reconquista. Entretanto, o genovês Cristóvão Colombo conseguiu apoio desta última, mesmo estando inicialmente a serviço de Portugal, para a realização do seu projeto de chegar às Índias navegando para oeste.

Após o auxílio dos reis católicos espanhóis, Fernando e Isabel, Colombo acabou chegando à ilha de Guanaani, na América, em 1492.

Com as descobertas, começaram as disputas entre Portugal e Espanha. O papa Alexandre VI (1493) elaborou a bula Intercoetera, segundo a qual seria traçada uma linha imaginária, a partir das ilhas de Cabo Verde, cem léguas em direção ao Ocidente. As terras a oeste ficariam para a Espanha e as terras a leste, para Portugal.

Os portugueses não aceitaram, deixando claro o seu conhecimento daquelas terras, e D João II exigiu um novo acordo. Em 1494, foi celebrado o Tratado de Tordesilhas, que ampliava a distância para 370 léguas a partir das ilhas de Cabo Verde.

Pedro Álvares Cabral comandou dez naus, duas caravelas e 1500 homens numa expedição para garantir os domínios das regiões asiáticas. Ele afastou-se da região das costas africanas e, em 22 de abril de 1500, avistou o monte Pascoal. Após as cerimônias de posse, a esquadra retomou o caminho para as Índias. Gaspar de Lemos retornou a Portugal, levando ao rei uma carta redigida por Pero Vaz de Caminha.

A própria disputa entre Portugal e Espanha, que resultou no tratado de Tordesilhas, somada ao prévio conhecimento da costa África, invalidam a hipótese de que Portugal tivesse chegado ao Brasil por acaso.